segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Monte Verde - MG

Logo quando cheguei pra morar em São Paulo me deram a dica de alguns lugares próximos que eu deveria conhecer e um deles era Monte Verde. Ao ver dia desses uma promoção dessas de sites de compras coletivas ofertando uma pousada na cidade resolvi que era a oportunidade para conhecê-la e dar aquela boa e velha desligada do dia-a-dia. Voucher adquirido, reserva feita, lá fomos nós sentido a cidade serrana no sul de MG.

Para quem vai de São Paulo o destino fica a aproximadamente 170km de distância e é de fácil acesso visto que a Fernão Dias é toda duplicada e o acesso entre Camanducaia e Monte Verde agora está asfaltado só precisando de alguns últimos ajustes de pintura nas faixas. Mas, é bem sinalizado devendo apenas ter cuidado a noite, pois são muitas curvas e dependendo do tempo pode ter neblina. No meu caso fomos de dia e foi bem tranquilo.


A cidade é pequena e na Av. Monte Verde, que é a principal da cidade, está a maior concentração de bares, restaurantes, lojas e cafés.
Nossa pousada a Ana Terra era um pouco afastada do centro, mas super confortável contando com lareira no quarto, piscina, ofurô, academia e um farto café da manhã. Mas, confesso que o que menos aproveitamos foi a pousada e que em outra oportunidade de ir a cidade darei preferência a uma pousada mais central pra evitar o deslocamento a noite pelas ruas de terra e sem iluminação.

Na primeira noite (sexta) decidimos que curtiríamos um bom rodízio de fondue, nessa época de baixa temporada, todos os restaurantes estavam com o rodízio em promoção custando R$ 39,90. Optamos em ir no Le Fondue por ser especializado no prato e por ter um bom músico a noite acompanhado de seu violão.
Para saber mais sobre o jantar no Le Fondue clique aqui! (Mas, abre em outra janela, ta?)

No sábado de manhã ao abrir a janela do quarto me deparei com uma linda vista e o melhor a visão de um dia lindo para poder curtir as trilhas que a cidade situada na Serra da Mantiqueira oferece.


Antes de viajar dediquei algumas horas para pesquisar tudo de bom que a cidade oferecia e pude constatar o quanto valeu a pena esse planejamento prévio, pois aproveitamos do pouco tempo que tivemos algumas das melhores opções da cidade.

Tomamos café e partimos rumo as montanhas. São cinco opções de trilha: Pedra Partida (Dificuldade moderada), Pedra Redonda (dificuldade fácil), Chapéu do Bispo (Dificuldade Fácil), Platô (Dificuldade fácil) e o Pico do Selado (difícil). Como eu estava me recuperando de uma torção no pé optamos pela trilha da Pedra Redonda, que na pesquisa que fiz disse que mesmo sendo um pouco mais baixa que as demais era uma das que tinha a vista mais bonita.


A trilha realmente não é difícil. Para quem não está com o condicionamento físico lá essas coisas (meu caso) indo tranquila, dando algumas paradas pra respirar e admirar a paisagem se sobe tranquilamente. E digo com todas as letras: vale muito a pena!


Digo isso pois, quando se chega lá em cima e tem a visão daquele vale estando a 1990m de altitude é uma visão espetacular digna de sentar e admirar um pouco de todos os ângulos.



Quem tiver disposição e não estiver com o pé machucado deve se aventurar pelas outras trilhas respeitando é claro o nível de dificuldade de acordo com o seu condicionamento e saúde.

Depois dessa vista sensacional voltamos a cidade e depois de um bom banho partimos para o nosso almoço   e dessa vez resolvemos prestigiar a comida típica Mineira e o restaurante escolhido foi o: O Caipira. Bão dimais sô! Mas, esse merece um post só pra ele leia aqui

Saindo do almoço fomos conhecer o mirante do aeroporto. O aeroporto não é nada demais, mas é o mais alto do Brasil e de lá podemos ver as montanhas e os picos inclusive a Pedra Redonda, que foi a que subimos indicada pela seta na foto.


A noite depois do super almoço e de descansarmos um pouco confesso que a fome demorou a bater, mas já tinha em mente o restaurante que queria conhecer. Trata-se de uma cantina italiana bem na entrada da cidade que serve um polpettone incrível, mas claro que esse restaurante também tem um post só pra ele. Veja aqui!

No domingo, depois de ter chovido a noite toda o dia amanheceu nublado e mais friozinho. Optamos em dormir um pouco mais e depois dar uma passeada pelo centro para conhecer as lojinhas e comprar algumas lembrancinhas: chocolate, doce de leite e cachaça. Também são muitas as ofertas de queijos, salames, doces, compotas e muitas outras delícias.


Na foto estou na Av. Monte Verde principal da cidade, que inclusive está quase toda em obras para fazer o calçamento.

Para encerrar o final de semana na cidade a opção para o almoço precisava ser truta. Prato super tradicional na cidade. Queria algo diferente e para isso escolhi o restaurante La Scaciatta e não me arrependi nem um pouco. Saiba como foi o almoço por lá clicando aqui.

Adorei conhecer Monte Verde e espero voltar em breve para fazer as outras trilhas e provar as muitas delícias que a cidade oferece, se você ainda não conhece vale a pena planejar uma ida, mas tente ir nas épocas mais frias do ano para aproveitar o glamour de inverno da cidade. Voilà!

Até o próximo post!

Serviço:
Monte Verde, distrito de Camanducaia - Sul de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comenta aí... =)